Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Agua na lua?

Confirmada água na Lua!


SÂO PAULO – Cerca de 90 litros de água sob forma de gelo congelado há bilhões de anos estavam escondidos em cratera lunar.
A descoberta foi feita graças à missão Lcross, iniciais de Lunar Crater Observation and Sensing Satellite, que bombardeou a Lua no dia 9 de outubro.

Depois de percorrerem nove milhões de quilômetros e 113 dias, o foguete Centaur se separou do satélite Lcross e se chocou à Lua em alta velocidade na região permanentemente sombreada da cratera Cabeus, perto do pólo sul lunar.

O impacto abriu um buraco entre 18 e 30 metros de largura e encontrou cerca de 90 litros de água congelada. O choque causado pelo Centaur criou uma nuvem de vapor e poeira fina e também revelou a existência de um material mais pesado.
O anúncio de hoje feito pela NASA reforça os planos de tornar a Lua uma base para viagens a locais mais distantes da Terra. A descoberta também confirma a fonte das grandes quantidades de hidrogênio observadas nos pólos lunares.

Os dados da Lcross mostram que existe mais água, e que ela está mais espalhada na Lua, do que antes imaginado.
Segundo comunicado da NASA, as concentrações exatas de água ainda são incertas, mas com certeza ela está presente na região.

Um comentário:

  1. Oi Karim!!!

    Essa descoberta é de muita importancia para nós todos, principalmente pq agua comecou a se tornar objeto de luxo.

    Ah! Obrigada pelo comentário, pode ter certeza q já estou com a tv ligada e a cerveja gelando só para ver o Mengão.
    Qual é o seu time???

    Um grande abraco e curta bastante a domingueira!

    ResponderExcluir